
Aumentares as tuas competências irá contribuir para que as empresas te valorizem. E consequentemente será mais fácil conseguires o trabalho que sempre sonhaste.
Há alguns anos, o mercado laboral valorizava quase exclusivamente as competências técnicas dos profissionais, as chamadas hard skills. Mas os tempos mudaram. Atualmente, as empresas procuram cada vez mais colaboradores versáteis, que para além dos conhecimentos técnicos tenham também competências sociais e comportamentais, conhecidas como soft skills.
As hard skills até te podem ajudar a conseguir uma entrevista de trabalho, mas são as soft skills que vão fazer toda a diferença no momento da decisão, sobretudo se tiver em causa candidatos com capacidades técnicas idênticas.
Deste modo, seguem as competências sociais que tens de conhecer e que podem ajudar-te a encontrar uma nova oportunidade profissional
Vontade de Aprender
Independentemente da formação ou experiência que tenhas, ninguém sabe tudo. Estar disponível para aprender é fundamental em qualquer idade e faz parte do dia a dia de qualquer pessoa que pretenda ser bem sucedida. Nas empresas há sempre novidades para aprender e evoluir, daí esta competência ser bastante valorizada. Estas dão valor a pessoas interessadas em saber mais, em adquirir novos conhecimentos e que aprendem com os erros cometidos.
Gestão de Tempo
Num mundo em constante mudança, em que tudo funciona à velocidade da luz, as empresas procuram cada vez mais profissionais organizados, capazes de definir metas e estabelecer prioridades, de modo a cumprir os prazos e a alcançar os resultados pretendidos.
Trabalho em Equipa
Esta competência é essencial em qualquer ambiente de trabalho. É necessário saber cooperar com os colegas e ter vontade de contribuir para atingir um objetivo comum. Interagir e partilhar ideias quer seja presencial ou em teletrabalho.
Resolução de Problemas
Num ambiente em constante mudança, as empresas precisam cada vez mais de colaboradores que respondam eficazmente a situações imprevisíveis, que consigam encontrar soluções criativas e tomar decisões apropriadas para os obstáculos que possam surgir.
Criatividade
Independente da área profissional, as empresas procuram cada vez mais profissionais criativos, que saibam inovar e consigam desenvolver projetos com características únicas, inovadoras e originais.
Pensamento Crítico
É uma das competências que irá ser mais valorizada num futuro próximo. Mais do que conseguir executar uma tarefa, é necessário saber questionar, ter a capacidade de pensar em alternativas, em todas as ações possíveis e nas consequências das decisões.
Flexibilidade
Num mundo em constante transformação, as empresas procuram profissionais que consiguam facilmente adaptar-se a diferentes circunstâncias e aceitar as mudanças.
Capacidade de Comunicação
Saber comunicar é uma capacidade essencial em qualquer profissão. Conseguir transmitir uma mensagem que seja compreendida por outras pessoas ajuda a estabelecer novos contactos e manter uma relação positiva com colegas e clientes e evitar mal-entendidos. Mais do que comunicar, saber ouvir, estar disponível para escutar as ideias dos outros e compreender diferentes pontos de vista, são caracteristicas fundamentais nesta competência.
Atitude Positiva
Numa era onde se valoriza cada vez mais um ambiente de trabalho saudável, ter colegas com atitude positiva, que são capazes de contagiar e motivar todos à sua volta é uma grande vantagem para as empresas. Assim como, pessoas com esta competência têm muito mais facilidade em criar uma boa primeira impressão numa entrevista de emprego.
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